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sábado, 25 de abril de 2009

ANÁLISE DA MODALIDADE ORAL DA LÍNGUA NO VÍDEO AS EMOÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES

Com base no ponto de vista da sociolinguística, podemos encontrar no vídeo, As Emoções e as Organizações, a utilização dos seguintes níveis de linguagem: Culto e coloquial.

Identificamos o nível culto por serem os entrevistados falantes intelectualizados, isto é, pessoas de instrução que utilizam-se de linguagem formal, pois, seus diálogos estão dentro das normas gramaticais. Também através da ausência de espontaneidade dos locutores, pelo vocabulário amplo e técnico com pouca repetição de palavras e porque em nenhum momento verificamos a utilização de gírias ou expressões vulgares. Verificamos a utilização do nível culto logo no início do vídeo, na primeira pergunta, quando todos os entrevistados estão pouco a vontade com a situação. Respondem de maneira breve e demonstram preocupação com a colocação verbal, escolhem bem as palavras que vão empregar. Podemos também citar o momento em que o entrevistado Sergio Mendonça responde a segunda pergunta e usa em seu discurso a seguinte frase: “É impossível se dissociar o profissional do próprio ser humano.” A oração está correta, mas pela sintaxe complexa dificilmente ele usaria uma frase como esta em uma conversa mais informal.

Em um segundo momento, podemos verificar a utilização do nível coloquial, pois, um pouco mais descontraído, um entrevistado fala de maneira mais informal, com mais espontaneidade. Podemos citar o momento em que o entrevistado Luciano Porto responde a segunda pergunta. Já sem muita preocupação com as normas gramaticais, ele cita uma frase que soa como um clichê: “Nós somos o que fazemos e somos o que falamos”. Não podemos considerar como um erro ou um deslize gramatical, mas essa já é uma forma mais informal de expressão, mais despreocupada, sem compromisso com a técnica, como a que usamos em nosso cotidiano.

A linguagem pode ser usada de diversas formas pelo emissor de uma mensagem durante a elaboração de um discurso. A escolha precisa do nível de linguagem mais adequado aumenta a chance de sucesso no processo de comunicação, ou seja, a compreensão e a reação desejada no receptor.

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